quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O açaí nosso de cada dia

A comida do norte faz sucesso em solos recifenses

Refeição natural

Por Luiz Manghi

A Rua do Lazer, que corta a Universidade Católica de Pernambuco, é uma verdadeira praça de alimentação. De uma ponta à outra existem barracas de comida que oferecem refeições, lanches rápidos e sucos variados. Mas um estabelecimento chama atenção no horário de maior movimento na Universidade, entre 18h e 19h.


Pessoas se amontoam na frente da barraca Sucos Turbinados para pedir um açaí na tigela. Como a procura é grande o serviço fica bem mais lento neste horário, mas quem disse que a clientela se importa? Os consumidores ignoram a placa no estabelecimento ao lado que diz “Temos açaí na tigela” e preferem aguardar sentados a iguaria preparada por Cléo.


O açaí na tigela ganhou destaque por ser uma bebida bastante consumida por freqüentadores de academia de ginástica e desportistas em geral. É uma bebida energética e calórica e por isso é perfeita para este tipo de público, já para os sedentários não é recomendada pelos mesmos motivos. Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se de gorduras benéficas que auxiliam na redução do colesterol ruim, contribuindo para a prevenção de doenças cadiovasculares.


Confesso que sou um dos clientes fiéis de Cléo, dona da barraca que prepara este açaí divino. E o que me faz ter toda esta fidelidade é a granola de mel, preparada pela própria Cléo, que se gaba ao dizer “dessa você só encontra aqui”. Pro bem ou pro mal, acabei comprovando isso visitando outros locais que vendem açaí na tigela pelo Recife. A granola de Cléo é mesmo exclusiva, até que me provem o contrário.


O açaí é vendido em dois tamanhos: 350ml (R$4,00) e 500ml (R$5,50). Além de banana e granola tradicional, acompanhamentos servidos na maioria dos estabelecimentos que vendem a fruta do norte, a barraca de Cléo oferece também a já citada granola de mel, leite em pó, leite condensado e algumas vezes ainda permite escolher entre frutas como morango e kiwi. Estes são os pequenos, mas eficientes diferenciais do local.


Açaí de 350ml com banana, granola de mel e leite condensado

O suco é preparado com polpa de açaí industrializada e é sempre bem grosso e gelado, o que mostra uma preocupação da proprietária e de seus empregados em manter uma unidade no preparo do prato. Como diria aquele famoso técnico: “em time que está ganhando não se mexe”. E é bem por aí que o açaí de Cléo consegue manter sua clientela fiel, além de sempre conquistar novos apreciadores.


O processo é bem simples e rápido, otimizado ainda mais por ter sempre 2 funcionários trabalhando. O preparo do suco é feito no liquidificador, daí o líquido é despejado na tigela e os complementos desejados são colocados um a um. Para os clientes mais assíduos, Cléo ainda permite o tão temido fiado, se não tiver dinheiro para pagar na hora. O ambiente acadêmico e descontraído facilita para que a relação não seja tão rígida como a de cliente – consumidor normalmente é.


Valor Nutricional

Por 100g (cem gramas) de polpa:

* Calorias: 247kcal
* Proteínas: 3,8g
* Lipídios: 12,2g
* Fibra: 16,90g
* Cálcio: 118 mg
* Ferro: 11 mg
* Fósforo: 0,5 mg
* Vitamina B1: 11,80
* Vitamina B2: 0,36
* Vitamina C: 0,01

Nenhum comentário:

Postar um comentário