domingo, 1 de novembro de 2009

Minhas incursões italianas

GASTRONOMIA//ITÁLIA

Por Otávio Portugal

Episódio 1: Mal comido

Fui a um restaurante com meu pai e só pensava na sobremesa cassata italiana. Ele, primeiro, pediu um Carpaccio de entrada. Não fazia a mínima idéia do que era aquele troço chique, pois para mim caviar é uma coisa e ovas de peixe são outras. Comia com torrada, com azeite, com queijo ralado e ainda de quebra vi Mendocinha, o ex-governador, com sua esposa, a ex-primeira dama. Enfim, continuava comendo e comendo. Quando terminei eu falei “Muito bom isso pai, é o que? “e meu pai “É carne crua meu filho”. Depois todo mundo sai por ai dizendo, que só os chineses comem cru.

A carne é cortada em fatias bem finas, temperadas com queijo ralado, orégano e azeite. Os principais acompanhantes são torradas e vinho tinto seco. No meu caso, foi uma Coca-cola com gelo e limão.

Para a janta principal, pedimos um raviolli de ricota ao molho branco. Um tanto enjoativo e não matou a fome. O raviolli de ricota, para quem não entendeu, é feito com ricota e o molho branco é feito com leite, farinha de trigo, sal, noz moscada e pimenta do reino branca. Ta explicado porque é ruim! Uma excelente combinação com esse prato é um vinho tinto suave. No meu caso foi uma cerveja Brahma.

Finalizado o jantar e ainda de estômago vazio, resolvi pedir à tão esperada Cassata Italiana. Pelo preço achava que era algo grandioso. Até que para um chef de cozinha, o cara era um excelente artista plástico. A sobremesa vinha no canto do prato (aquele prato pequeno de sobremesa), tinha um desenho no meio do prato, feito com uma calda de chocolate, e uma plantinha no canto oposto à cassata. Na hora até pensei em chamar o greenpeace, a folha lá e ninguém come.

A sobremesa é uma mistura de cremes de baunilha e chocolate, recheadas com amêndoas. Se você for num restaurante de classe e existir lá essa sobremesa, peça uma colher bem pequena para demorar mais quando for comer.

Ao pedir a conta de estômago vazio, o preço foi mais caro do que um rodízio de carnes na Avenida Boa Viagem. E olhe que nesses rodízios, tem carpaccio, na mesa de frios, raviolli não tem, mas não faz nenhuma falta, e a cassata vem numa tigelona de sobremesa. Você pode escolher entre ser chique e morrer de fome ou ser chique e comer bem, porque os dois são caros. Mas a relação custo benefício, o rodízio vence.

Seguem abaixo algumas receitas para você saborear:

Cassata Italiana

1 1/4 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
6 gemas
250g de chocolate branco derretido
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
1 xícara de chá de cerejas ao marrasquino
1/2 xícara de chá de amêndoas torradas
1 xícara de chá de cerejas frescas
Folhas de hortelã para decorar (cuidado com o
Greenpeace)

Receita do Carppacio:

Ingredientes:

-500 g de filé
-Um vidro de alcaparras
-1 xícara de queijo parmesão ralado
-Azeite de oliva,
-Pimenta preta
-1 limão

Receita do Raviolli de Ricota:

Ingredientes:

Massa
400g de farinha de trigo
3
ovos
5
colheres (sopa) de água
1
colher (chá) de sal

Recheio
300g de
espinafre
200g de
ricota
1
ovo
2
colheres (sopa) de azeite
50g de
queijo parmesão ralado
Sal e noz moscada a gosto

Molho
3
colheres (sopa) de manteiga
Folhas de
sálvia a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário